Em 1963 a Burroughs lançou o B5000 que foi a primeira maquina projetada para uma linguagem de alto nível, o ALGOL 60, antecessora do Pascal. O projeto desse computador, o B5000, incorporava várias características ao hardware com o objetivo de facilitar a tarefa de compilar programas. Com esse projeto começou a tomar corpo à idéia de que o software era peça importante do projeto de uma máquina.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Computador IAS
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Computador VAX
Primeiro Superminicomputador de 32 bits. Virtual Address Extension, com uma arquitetura de computadores de 32 bits da Digital, que suporta um conjunto de instruções ortogonais (código de máquina) e endereçamento virtual (ou seja exige memória virtual paginada). Foi desenvolvido em meados dos anos 70 do séc. XX pela Digital Equipment Corporation (DEC). A DEC foi posteriormente adquirida pela Compaq que, por sua vez, foi comprada pela Hewlett-Packard. O VAX foi entendido como o exemplo perfeito da arquitetura de processamento CISC, com o seu largo número de modos de endereçamento e de instruções de máquina, incluindo instruções para operações tão complexas como a inserção e remoção em filas de espera (queue) e a avaliação polinomial. Visava oferecer um novo processador com capacidade de endereçamento que satisfizesse seus clientes por um longo período de tempo.
Computador RS 6000
Lançado em 1990 pela IBM (International Business Machines), foi a primeira máquina Superescalar. A família RS/6000 é baseada na arquitetura RISC – Reduced Instruction Set Computing. A concepção inicial da arquitetura RISC era criar um uma máquina com um clock muito rápido que pudesse processar instruções a uma taxa de uma por ciclo. Para alcançar este objetivo, a técnica natural utilizada era o pipeline. Hoje em dia, as máquinas chamadas RISC, na verdade, possuem uma arquitetura híbrida, fugindo um pouco das características puramente RISC. Este é o caso da família RS/6000.
Computador NEWTON
A empresa Apple em 1993 lançou o Apple Newton (também conhecido como Newton Message Pad ou apenas Newton), um computador de mão com tela sensível ao toque e reconhecimento de escrita. Embora tenha sido lançado 3 anos antes do famoso (e tecnicamente inferior) Palm Pilot, o Newton não se tornou um sucesso de vendas devido ao seu custo elevado e acabou sendo descontinuado em 1998. Hoje a tecnologia Sensível ao toque é muito utilizada em agencias bancárias, celulares dentre outros.
Computador PDP - 1
O PDP-1 (Programmed Data Processor-1) foi o primeiro computador em série PDP da Digital Equipment, produzida pela primeira vez em 1960. É famoso por ser o computador mais importante na criação da cultura hacker no MIT, BBN e em outras partes. O PDP-1 foi também o hardware original onde se jogou o primeiro videojogo computadorizado da história, o Spacewar de Steve Russell. O PDP-1 tinha palavras de 18 bits e 4K de palavras como memória principal regular (equivalente a 9 kilobytes), ampliable a 64K de palavras (144 KB). A duração de ciclo de memória de núcleo magnético era 5 microssegundos (que correspondem rudamente a uma "velocidade de relógio" de 200 KHz); consequentemente, a maioria das instruções aritméticas tomavam 10 microsegundos (100.000 operações por segundo) porque tinham dois ciclos de cor: um para a instrução, um para a leitura do dado do operando.O PDP-1 foi construído principalmente com módulos de sistema da série DEC 1000, usando transistores Micro-Alloy e Micro-Alloy-Diffused. Velocidade medida de computação: 5MHz.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Computador OSBORNE - 1
Lançado em abril de 1981 pela Osborne Computer Corporation o Osborne -1 foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido. Seu design deve muito ao Xerox Note Taker, um protótipo desenvolvido pelo Xerox PARC em 1976. Pesava 10,7 Kg, custava US$ 1.795 e utilizava o popular SO CP/M 2.2. Suas principais deficiências (além do peso) eram o diminuto monitor de vídeo de 5” e os acionadores de disquete de face simples, densidade simples, cujos os disquetes não conseguiam conter dados suficientes para aplicações corporativas práticas.
Computador CRAY - 1
Criado nos Estados Unidos, Califórnia em 1976, um superordenador desenhado por um importante número de informáticos encabeçados por Seymour Cray para Cray Research. O primeiro sistema Cray-1 foi instalado no laboratório nacional dos Álamos. É um dos supercomputadores mais conhecidos e exitosos da história, e dos mais potentes em sua época. Ao longo dos anos, a empresa Cray Research esperava vender uma dúzia de superordenadores Cray-1, a um preço dentre 5 e 8 milhões de dólares, mas finalmente vendeu mais de oitenta. A máquina deu a fama a Seymour Cray e a Cray Research, sendo continuada em diversas versões até os anos 90. Como características técnicas, a primeira versão (Cray-1A) operava com processadores vectoriais a 80 Mhz, era um sistema de 64-bits e pesava 5.5 toneladas, incluindo o sistema de refrigeração por freón; pese a seu grande tamanho sozinho ténia 16 MB de Ram, pelo que qualquer laptop atual é centos de vezes mas poderosa que a Cray-1.
Computador PDP - 11
O PDP 11 Foi fabricado pela empresa Digital Equipment Corp nas décadas de 1970 e 1980. Foi a pioneira na interconexão de todos os elementos do sistema processador, memória RAM e periféricos, a um único barramento de comunicação, bidirecional, assíncrono. Este dispositivo, chamado Unibus permitia aos dispositivos enviar, receber ou trocar dados sem a necessidade de uma passagem intermediária pela memória. A série PDP-11 foi uma das séries de minicomputadores mais vendidas de sua época e uma das primeiras a executar o SO Unix, desenvolvido nos Laboratórios Bell.
Computador PDP - 8
Computador CDC 6600
Computador IBM System 360
domingo, 12 de setembro de 2010
Computador Edsac
Computador Eniac
O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
O ENIAC era uma grande máquina para efectuar cálculos e baseava a sua estrutura nos avanços científicos já anteriormente desenvolvidos, como as sofisticadas máquinas de cálculos matemáticos de Charles Babage, as calculadoras mecânicas de Blaise Pascal, Leibniz e Charles Xavier Thomas, nas relés electromagnéticas, nas válvulas e nas máquinas perfuradoras de cartoes.
O ENIAC era uma grande máquina para efectuar cálculos e baseava a sua estrutura nos avanços científicos já anteriormente desenvolvidos, como as sofisticadas máquinas de cálculos matemáticos de Charles Babage, as calculadoras mecânicas de Blaise Pascal, Leibniz e Charles Xavier Thomas, nas relés electromagnéticas, nas válvulas e nas máquinas perfuradoras de cartoes.
Computador Mark I
O MARK I era um computador, totalmente electromecânico, construído em 1944 pelo professor Howard Aiken da Universidade de Harvard em Cambridge U.S.A..
O MARK I foi construido na sequência da celebração, em 1939, de um contrato entre a Marinha dos Estados Unidos da América (US Navy ) e a Universidade de Harvard para construção de um calculador de tabelas para uso na navegação. A ibm financiava a construção do calculador em 2/3 e o restante era financiado pela Marinha dos Estados Unidos da América.
O MARK I tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. Quando em funcionamento, diz-se que reproduzia o ruido de uma grande sala cheia de de velhinhas todas a tricotar ao mesmo tempo.
Computador Colossus
Colossus foi um computador inglês projetado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. Seu principal objetivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazistas, criados com a máquina Lorenz SZ 40/42.Colossus foi um computador inglês projetado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. Seu principal objetivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazistas, criados com a máquina Lorenz SZ 40/42.
Computador Zuse Z1
Em 1936 Zuse terminou a planta lógica de seu primeiro computador, o V1 (mudou posteriormente o nome para Z1, a fim de evitar a conexão com o foguete V1 alemão), tinha estudado muito as máquinas calculadoras mecânicas disponíveis na época, que até então utilizavam o sistema de números decimal. Entretanto nunca planejou construir uma máquina decimal modificada, e sim construir um novo tipo de computador para aplicações científicas universais.
De 1936 a 1938 Konrad Zuse construiu o Z1, que utilizava o mecanismo binário, uma memória e uma parte controladora. Em muitas maneiras o Z1 era uma máquina notável, com uma memória de 64 palavras, onde cada palavra continha 22 bits, e entrada de dados feita por fita perfurada. Era assim a primeira máquina programável binária do mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)